segunda-feira , 8 de março de 2021
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Marketing ambiental: é possível unir preocupação com a sustentabilidade e interesses corporativos?

Você sabe o que é Marketing Ambiental? Também conhecido como Marketing Verde é o ramo do marketing dedicado ao desenvolvimento de estratégias de concepção, formação de preço, promoção e distribuição de produtos e serviços sustentáveis, bem como, pelo desenvolvimento e difusão de uma imagem sustentável das organizações. O marketing ambiental visa conciliar os interesses econômicos das organizações, com a promoção da preservação ambiental.

 

Atualmente, conseguir transmitir a imagem de uma empresa engajada com a sustentabilidade é sinônimo de êxito no mercado, portanto, diversas estratégias de promoção podem ser adotadas para tal finalidade.

 

Pensando nisso, Alípio Ramos Veiga Neto, Arthur William Pereira da Silva, Márcia Vieira de Alencar Caldas, Laís Karla da Silva Barreto e Walid Abbas El-Aouar, da Universidade Potigular (UnP), buscaram identificar essas estratégias de marketing ambiental praticadas e a percepção dos empresários em relação ao comportamento dos consumidores frente a essas iniciativas. O estudo “Marketing ambiental: o apelo verde de produtos certificados e a percepção dos consumidores” foi desenvolvido na cidade de Natal-RN.

 

O trabalho, publicado na Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, periódico associado à ABEC Brasil, partiu de uma abordagem qualitativa, com amostragem por conveniência e não probabilística. Profissionais da área de gestão participaram de entrevistas em profundidade, escolhidos por estarem associados ao trabalho com produtos certificados e estratégias de marketing ambiental nas respectivas atuações no município de Natal-RN.

 

As entrevistas evidenciaram que entre as principais estratégias de marketing ambiental adotadas pelas empresas representadas ou assistidas pelos entrevistados, a mais utilizada é de fato a certificação ambiental, ou a adoção de selos verdes.

 

Empresários, gestores e consultores entrevistados afirmaram que a estratégia da certificação ambiental é importante para comunicar a procedência dos produtos e ações da empresa, mas os consumidores ainda não percebem a certificação como um diferencial de relevância para influenciar a sua decisão de compra. Isso ocorre por ainda não possuírem uma adequada compreensão da importância de tal selo.

 

Para conferir o artigo completo, acesse https://doi.org/10.17765/2176-9168.2020v13n4p1365-1390

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