quarta-feira , 21 de fevereiro de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Cited-by agora poderá ser utilizado de forma imediata em revistas

Cited-by agora poderá ser utilizado de forma imediata em revistas

Os membros da Crossref poderão agora utilizar o Cited-by em suas revistas de forma imediata. O Cited-by é o serviço da Crossref que possibilita aos membros acessarem correspondências e número de citações, tornando simples descobrir artigos, livros e outros itens que citam seu próprio conteúdo.

Anteriormente, para que os autores alcançassem o mesmo objetivo, era necessário depositar as referências e entrar em contato com o suporte da Crossref para habilitá-las.

“Fizemos uma alteração no recurso que facilitará para os membros acessarem e exibirem citações de suas obras. Anteriormente, fornecer citações era um requisito para o Cited-by. Para ampliar a participação e simplificar o registro, eliminamos essa exigência. No entanto, ainda recomendamos fortemente que os membros depositem referências. Primeiro, porque há um benefício mútuo em compartilhar referências – outros membros também depositam referências e você contribui para um conjunto de informações valiosas. Segundo, porque isso significa que suas próprias referências aparecem nos resultados do Cited-by e os leitores descobrirão links úteis para outros conteúdos que você publicou”, menciona texto acessível no site da Crossref.

 Edilson Damasio, Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, embaixador do Crossref, bibliotecário da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná, classifica a mudança.

“O Cited-by foi idealizado para fornecer uma vinculação de artigos, com o número de vezes que foi citado e suas relações. As citações são importantes para as revistas e também para os autores e comunidade identificando a evolução e relação de suas ideias publicadas, conectando conteúdos. O serviço é destinado a qualquer editor/revista membros do Crossref e estava restrito ao processo de depósito de referências no Crossref. A contagem do Cited-by deve ser exibida na página web inicial dos artigos (landing page)”, explica o professor Damasio.

 A mudança, segundo Edilson Damasio, possibilitará às revistas uma visão real de suas citações.

 “Com a liberação do serviço, agora as revistas terão uma visão real de suas citações de maneira ágil e rápida. O serviço pode ser acessado via API e para revistas publicadas no OJS (Open Journal Systems) deverá configurar o plugin (OJS Scopus/Crossref) desenvolvido pelo PKP, que mostrará as citações do Cited-by e também do Scopus, Google Scholar e Europe PMC. Agora é uma oportunidade dos editores brasileiros terem seu número de citações definitivo e de maneira facilitada em suas revistas”, finalizou o professor.

 

Outras informações sobre a mudança podem ser obtidas através dos links abaixo:

Notícia Crossref

Documentação Crossref

Plugin PKP

Poster Cited-by OJS

Sobre Leandro Rocha

Veja também

WhatsApp Image 2024-01-09 at 18.03.21

Candidatos ao Conselho Fiscal validados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil