segunda-feira , 23 de outubro de 2017
Home / Todas as Notícias / Acontece / ABEC implanta sistema de cadastro ágil e transparente para acesso ao DOI

ABEC implanta sistema de cadastro ágil e transparente para acesso ao DOI

Depois de vários meses de trabalho, a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) concluiu a organização de um robusto banco de dados integrando a entidade ao sistema DOI, que inclui a cobrança de forma ágil, transparente e eficiente. Atualmente, são 418 prefixos associados, com dois sistemas bancários de cobrança: Banco do Brasil e Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil).

“Depois de longa negociação entre o nosso presidente, o professor Rui Seabra, e o Sicoob, conseguimos que a taxa fosse reduzida e o custo de cada boleto caiu de R$ 9,00 para R$ 2,30, sem cobrança na reemissão. Já Banco do Brasil cobra 1,00 real por boleto reemitido”, comemora o professor Benedito Barraviera, tesoureiro da ABEC.

O sistema de pagamento dos DOIs ficou muito mais ágil e eficiente. “Todos 191 boletos foram individualizados, gerados, processados, enviados ao banco, registrados, devolvidos a ABEC e em seguida enviados aos associados (DOI) em apenas 48 horas. Os associados podem realizar o pagamento em qualquer banco, inclusive após o vencimento, uma vez que todos agora são registrados”, acrescenta Barraviera.

Outra vantagem é que o banco de dados da ABEC possui uma interface com o sistema da Crossref que permite a geração de relatórios individuais em relação ao pagamento do DOI de cada prefixo, referente ao período que quiser. “É um avanço que vai facilitar e muito a prestação de contas dos periódicos”, avalia.ABEC

Na opinião do presidente da ABEC, Rui Seabra, trata-se de uma vitória impar da equipe da ABEC (foto) e da empresa Visual, que não mediu esforços para construir o sistema e superar os desafios que se apresentaram. “Nossa próxima etapa é mapear cada prefixo e avaliar quantas revistas (nome por nome) estão filiadas ao sistema Crossref-DOI-ABEC. Espero que tenhamos estes dados até novembro, para podermos apresentá-los na assembleia e gerar o relatório anual para o Crossref. Quero compartilhar esse feito com os colaboradores diretos da ABEC (Nilson, Natasha e Roberto), com a empresa Visual e com toda Diretoria. A partir de agora, sinto experiência e firmeza em iniciar novas parcerias em especial na América Latina”, garante.

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

ABEC meeting 2017_01082017

Inscrições para o Prêmio Editor do Futuro se encerram na próxima segunda-feira, 2 outubro

Uma das principais atrações da edição deste ano do ABEC Meeting, promovido pela Associação Brasileira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil