sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Todas as Notícias / Acontece / Iniciativa de abrangência estadual, Portal Periódicos de Minas é apresentado à comunidade

Iniciativa de abrangência estadual, Portal Periódicos de Minas é apresentado à comunidade

Auditório presenta no lançamento do portal
Auditório presente no lançamento do portal

Na última sexta-feira, 15, aconteceu o lançamento do Portal Periódicos de Minas (já disponível para acesso em: www.periodicosdeminas.ufmg.br). O evento aconteceu durante a Mostra Inova Minas 2017, no auditório do Memorial Minas Gerais Vale. O Portal é uma das ações da Política de Periódicos para Minas Gerais, uma inciativa para promover o acesso aberto e melhoria de qualidade dos periódicos mineiros.

A abertura do evento contou com o Prof. José Marcos Silva Nogueira, Decano do Conselho Universitário e Reitor em exercício da UFMG e com o Prof. Luciano Mendes Faria Filho, da Faculdade de Educação da UFMG e coordenador do Grupo de Trabalho Periódicos de Minas, que contribui com a escrita do texto da Política.

O evento contou ainda com a presença do Presidente da Fapemig, Prof. Evaldo Ferreira Vilela, que se referiu à Política de Periódicos para Minas Gerais como um trabalho importante e consistente para obter resultados que levem ao transbordamento do que é produzido na pesquisa para a sociedade.

Prof Evaldo Vilela e Prof Sergio Cirino durante apresentação
Prof Evaldo Vilela e Prof Sergio Cirino durante apresentação

O professor da Universidade Federal de Alagoas, Ronaldo Ferreira de Araújo, proferiu então a palestra “Portais de Periódicos: diretrizes para qualidade na diversidade”. Em seguida, o Prof. Sérgio Dias Cirino, coordenador da Política de Periódicos para Minas Gerais, apresentou os dados coletados pela pesquisa da política, que já identificou quase 400 periódicos em Minas, além de suas ações e seus objetivos. Ele também abordou os principais aspectos do Portal, como o perfil das revistas científicas mineiras, o blog de notícias e uma área com documentos de interesse aos editores.

Para concluir, Prof. Sérgio propôs uma rede mineira de periódicos para tecer uma relação mais próxima com a Fapemig, propor ações e discutir critérios e editais. Essa rede seria mais uma ação inédita, como é a própria Política de Periódicos para Minas Gerais, graças a sua abrangência estadual.

 

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Candidatos ao Conselho Fiscal homologados

De acordo com o Edital das Eleições da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDITORES CIENTÍFICOS – ABEC ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil