sexta-feira , 3 de julho de 2020
Home / Blog / Artigo analisa a evolução de processos reprodutivos de plantas no bioma de Cerrado

Artigo analisa a evolução de processos reprodutivos de plantas no bioma de Cerrado

National park serra canastra brazilA evolução das plantas depende de uma combinação de processos ecológicos e de interações entre as espécies. A dispersão de sementes, por exemplo, é uma estratégia reprodutiva que envolve um conjunto de fatores ecológicos que faz parte da evolução natural da espécie. No entanto, as mudanças ambientais, como a ação do homem e as alterações climáticas, podem afetar esses processos. Por isso, se faz necessário estudar a filogenia (relação evolutiva entre grupos de organismos) das plantas de um bioma para entender a relação entre as diferentes formas de vida e se prever quais mudanças no habitat as espécies podem tolerar. 

Este foi o tema do artigo “Evolution of seed dispersal in the Cerrado biome: ecological and phylogenetic considerations” (Evolução da dispersão de sementes no bioma do Cerrado: considerações ecológicas e filogenéticas, na tradução livre), dos autores Marcelo Kuhlmann e José Felipe Ribeiro, divulgado na revista Acta Botanica Brasilica, vol. 30, nº 2, na edição de abril/junho de 2016.

No estudo, foram analisadas todas as diferentes espécies da flora do Distrito Federal, classificadas em categorias como tipos de frutos, síndromes de dispersão, formas de vida e formações de vegetação. Com isso, buscou-se responder se esses parâmetros estavam fortemente relacionados entre si e com a filogenia das plantas do Cerrado para ajudar a entender a evolução das estratégias de reprodução das angiospermas no bioma.

Por fim, o artigo conclui que as estratégias de dispersão e reprodução das plantas do Cerrado estão fortemente relacionadas com as formas de vida da vegetação e com a filogenia das angiospermas, influenciando diretamente a biodiversidade das diferentes formações florestais, savânicas e campestres do bioma. Dessa forma, mudanças ambientais que comprometam a reprodução das plantas do Cerrado podem afetar clados inteiros de organismos, não apenas algumas espécies em particular.   

O artigo completo pode ser acessado em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-33062016000200271 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/0102-33062015abb0331.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

The pipes of the plant rise above the forest. Industrial landscape. Harmful environmental production. Environmental pollution. Smoke from the chimneys. Soot station.

Impactos ambientais da produção de botijões de gás

As ações humanas possuem um importante desdobramento no meio ambiente. Grandes indústrias, produtoras de energias ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil