terça-feira , 31 de março de 2020
Home / Blog / A identidade pessoal no direito civil brasileiro

A identidade pessoal no direito civil brasileiro

3144534A área jurídica brasileira passa por constantes modificações e atualizações. O direito à identidade pessoal, por exemplo, iniciado por decisões da Itália na década de 70, mudou. Atualmente, apresenta uma versão interdisciplinar, onde o processo de construção da identidade protege o indivíduo contra a ausência ou até mesmo a insuficiência do seu próprio reconhecimento.

E nesta toada, o autor Carlos Nelson de Paula Konder, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), elaborou o artigo “O alcance do direito à identidade pessoal no direito civil brasileiro”, publicado na Pensar – Revista de Ciências Jurídicas, v. 23, n. 1, de janeiro/março de 2018, periódico associado da ABEC. 

No texto, são mencionados pontos atuais e controversos sobre o direito à identidade. Entre eles, o direito de não ter sua imagem usada fora de contexto, fake news, proteção de terras indígenas e quilombolas, direto ao esquecimento, criação de perfis falsos na rede e outros. A partir disso, discutem os limites ao direito à identidade e o critério da proteção da autonomia existencial.

A conclusão aponta o direito à identidade pessoal como exemplo da impossibilidade de tipificar ou delimitar as formas de demonstração da personalidade que mereçam proteção. O autor descarta também a alegação de um limite geral abstrato, como o apelo do interesse público. A jusfundamentalidade do tema possibilita a limitação em concreto apenas sob a ponderação com outros direitos fundamentais. 

O texto completo pode ser visto em  ou pelo DOI: http://dx.doi.org/10.5020/2317-2150.2018.7497.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Foto: Tiago Dezan/The Intercept

A língua na identidade étnica do grupo indígena dos Xukuru de Ororubá

A cultura de um povo envolve variados elementos. Além da língua, considera costumes, vestimentas, tradições, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil