terça-feira , 16 de agosto de 2022
Home / Blog / O descrédito das universidades no neoliberalismo

O descrédito das universidades no neoliberalismo

Foto: Freepik
Foto: Freepik

As universidades surgiram dentro de um contexto onde a educação buscava libertação. A liberdade das restrições impostas pela igreja, estado e capital. Agora, numa era neoliberal, de domínio global do dinheiro, as instituições de ensino superior entraram em descrédito. Portanto, algumas iniciativas buscam descoloniza-las e descapitaliza-las para reconstruí-las.

Dito isso, os autores Grant Banfield, Helen Haduntz e Alpesh Maisuria produziram o artigo “The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university”, publicado na Revista Educação & Formação, v. 1, n. 3, de setembro/dezembro de 2016, periódico associado da ABEC Brasil.

O trabalho foi elaborado com base em um projeto chamado The Changing Nature, da University Academic Work. Trata-se de um estudo qualitativo, de entrevistas completas feitas com acadêmicos australianos e ingleses. O intuito é compreender sobre como estes veem as mudanças das universidades e, consequentemente, de seus trabalhos, ao longo dos anos.

Após analisadas as entrevistas, os resultados apontaram para três temas dominantes, também relacionados entre si. São eles: a ascensão do gerencialismo, o impulso para o anti-intelectualismo e a subserviência do trabalho acadêmico aos imperativos econômicos.

O artigo completo está disponível em https://bit.ly/3bGLx5S ou pelo DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1974.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

RECIMA21

Direito brasileiro e estado-unidense: Diferenças e semelhanças nos contratos privados

Além da distância de mais de 6.000 km que separa as capitais de Brasil e ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil