sábado , 27 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo verifica utilização de componentes alternativos para aprimoramento do concreto

Estudo verifica utilização de componentes alternativos para aprimoramento do concreto

O concreto é uma das principais matérias primas de uma obra. Ele é utilizado para a construção de lajes, vigas, paredes, entre outras partes da infraestrutura. Sua durabilidade, resistência e baixo custo fazem o material ainda mais relevante. Também é comum o acréscimo de aditivos e adições minerais para facilitar sua aplicação e, consequentemente, melhorar a resistência, durabilidade e sustentabilidade do composto.

Por isso, os autores Cristina Silva Feltrin, Engenheira Civil do Instituto Federal Farroupilha e o professor Geraldo Cechella Isaia da Universidade Federal de Santa Maria, elaboraram o artigo “Propriedades do concreto com adição de fíler calcário dolomítico”, publicado na Revista de Ciência e Inovação, v. 3, n. 1, de 2018, periódico associado ABEC.

Corpos de prova de concretoO trabalho realizou estudo das propriedades de concretos empacotados com micropartículas de fíler calcário dolomítico (material que, entre as principais funções, torna o insumo mais compacto e sustentável), para níveis de substituição de cimento tipo Portland entre 10% e 20%. Para obter os resultados, as misturas foram caracterizadas por resistência à compressão axial aos 7, 28 e 91 dias e por absorção de água por capilaridade aos 28 e 91 dias.

Os autores concluem que é possível obter boas resistências de compressão com até 20% de substituição de cimento por fíler calcário, apesar de haver um teor máximo de substituição para cada relação água/aglomerantes. Apontam também bons resultados em termos de permeabilidade, com diminuição da absorção da água por capilaridade nos concretos com menos cimento.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em https://goo.gl/W8c5gD, ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.26669/2448-4091182.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil