segunda-feira , 25 de março de 2019
Home / Blog / Estudo verifica utilização de componentes alternativos para aprimoramento do concreto

Estudo verifica utilização de componentes alternativos para aprimoramento do concreto

O concreto é uma das principais matérias primas de uma obra. Ele é utilizado para a construção de lajes, vigas, paredes, entre outras partes da infraestrutura. Sua durabilidade, resistência e baixo custo fazem o material ainda mais relevante. Também é comum o acréscimo de aditivos e adições minerais para facilitar sua aplicação e, consequentemente, melhorar a resistência, durabilidade e sustentabilidade do composto.

Por isso, os autores Cristina Silva Feltrin, Engenheira Civil do Instituto Federal Farroupilha e o professor Geraldo Cechella Isaia da Universidade Federal de Santa Maria, elaboraram o artigo “Propriedades do concreto com adição de fíler calcário dolomítico”, publicado na Revista de Ciência e Inovação, v. 3, n. 1, de 2018, periódico associado ABEC.

Corpos de prova de concretoO trabalho realizou estudo das propriedades de concretos empacotados com micropartículas de fíler calcário dolomítico (material que, entre as principais funções, torna o insumo mais compacto e sustentável), para níveis de substituição de cimento tipo Portland entre 10% e 20%. Para obter os resultados, as misturas foram caracterizadas por resistência à compressão axial aos 7, 28 e 91 dias e por absorção de água por capilaridade aos 28 e 91 dias.

Os autores concluem que é possível obter boas resistências de compressão com até 20% de substituição de cimento por fíler calcário, apesar de haver um teor máximo de substituição para cada relação água/aglomerantes. Apontam também bons resultados em termos de permeabilidade, com diminuição da absorção da água por capilaridade nos concretos com menos cimento.

O artigo pode ser lido, na íntegra, em https://goo.gl/W8c5gD, ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.26669/2448-4091182.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Foto: Luciana Carneiro/Prefeitura de Niterói

Estudo analisa processo de desnaturalização de rio localizado em Niterói, no Rio de Janeiro

Os rios tiveram papel importante no desenvolvimento de grandes centros urbanos. Seja na utilização para ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil