sexta-feira , 26 de abril de 2024
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Artigo analisa impacto da transformação dos vendedores de comida de rua em Singapura

Chinese_New_Year_marketApesar de ilegal em alguns países, os vendedores ambulantes de comida costumam estar presentes em grandes centros do mundo. Suas figuras remetem, na maioria das vezes, a pessoas mais simples, mais próximas da realidade do povo. E em Singapura, uma nova identidade desses comerciantes tem tomado forma nos últimos anos.

Neste contexto, a autora Nicole Tarulevicz produziu o artigo “Hawkerpreneurs: Vendedores ambulantes, empreendedorismo e reinvenção da comida de rua em Singapura”, publicado na Revista de Administração de Empresas (da Fundação Getulio Vargas), v. 58, n. 3, de 2018, periódico associado da ABEC.

A autora fala sobre o “hawker centre”, um centro de vendedores ambulantes, um dos ícones representativos da Singapura contemporânea. Depois de muitas reinvenções, os “camelôs” acabaram se tornando a representação de uma crise, causada, principalmente, pelo envelhecimento de sua classe. A figura do ambulante romantizado e histórico perdera espaço.

Em resposta, o governo local tem transformado o vendedor ambulante em empreendedor ambulante – o hawkerpreneur. Primeiro, educa os “camelôs” e o público. Depois, os transformam em verdadeiros empreendedores ambulantes: pessoas de sucesso, com estilo, bem-vestidas e glamourosas.

As mudanças no status dessa categoria, alcançadas pela nova imagem e pelas mudanças estruturais, têm sido utilizadas para sinalizar uma nova fase do mercado de comida de rua singapurense. Dessa maneira, os vendedores ambulantes terão de atuar novamente como empreendedores e se reinventar, aponta a autora.

E assim como muda-se uma figura histórica da cultura, altera-se também o povo. “Mesmo que elas permaneçam quietas, o país se move ao redor deles, e os singapurenses se encontrarão num novo lugar, agarrando-se apenas aos fantasmas”, comenta um trecho da publicação.

O artigo completo pode ser visto em https://goo.gl/yNRYYy ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020180309.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

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