sexta-feira , 22 de fevereiro de 2019
Home / Blog / Artigo verifica potencialidades do diário de pesquisa na análise qualitativa em saúde

Artigo verifica potencialidades do diário de pesquisa na análise qualitativa em saúde

410363-PD37DV-286O diário de pesquisa é um registro das conversas informais, feitas em formato de entrevista. Na saúde, por exemplo, ela pode ser utilizada para compreender, de maneira mais ampla, o contexto da vida de pacientes e a experiência do adoecimento. Dessa forma, se tornam também uma boa forma de tecnologia na pesquisa qualitativa da área.

Neste contexto, as autoras Laura Filomena Santos de Araújo, Janderléia Valéria Dolina, Elen Petean, Cleciene dos Anjos Musquim, Roseney Bellato e Grasiele Cristina Lucietto, todas da Universidade Federal do Mato Grosso, produziram o artigo “Diário de pesquisa e suas potencialidades na pesquisa qualitativa em saúde”, publicado na Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v. 15, n. 3, periódico associado da ABEC.

O estudo descreve o uso e a potencialidade desta técnica na pesquisa qualitativa em saúde, utilizando-a como uma tecnologia investigativa. Para isso, realizaram uma análise documental em um acervo com registro de discussões, desenhos, diagramas e sínteses teórico-metodológicas importantes para a discussão sobre o potencial do uso do diário.

Os autores concluem que este método apresenta uma descrição meticulosa de cada caso, tornando o estudo mais completo. Ele, então, é utilizado como material metodológico para a pesquisa científica, bem como pedagógico. Assim, os pesquisadores podem descrever suas experiências na investigação e trocar saberes entre si, no intuito de fortalecer o pensamento crítico.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/qyLDap ou pelo DOI https://doi.org/10.21722/rbps.v15i3.6326.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Couple Trekking in chiang mai Thailand

Estudo analisa impacto das mudanças climáticas no setor de turismo

O turismo é um setor econômico muito rentável para diversos locais. Em muitos, como Croácia, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil