quinta-feira , 25 de abril de 2024
Home / Blog / Ética e estética no processo da formação humana

Ética e estética no processo da formação humana

Idea infographics setA formação do ser humano leva em consideração diversos aspectos, desde os conceitos básicos de ética e moral até as influências externas, como as relações familiares, por exemplo, entram na conta. E as novas tecnologias também interferem em todo o processo, principalmente no de racionalização dos humanos.

Assim, os autores Amanda Pires Chaves e Pedro Goergen produziram o artigo “Ética e estética na formação humana”, publicado na Revista Exitus, v. 7, n. 2, de maio/agosto de 2017, periódico associado da ABEC.

O estudo analisa a relação entre racionalidade, ética e estética na formação humana no contexto atual. Abordam o desenvolvimento da ciência e tecnologia, debatem sobre o processo de globalização e falam dos limites e desafios da racionalização no mundo moderno. Em seguida, defendem a revalorização das dimensões ética e estética, numa perspectiva mais extensa do cuidado pessoal, com o objetivo de argumentar em defesa de um modelo de formação integral para as instituições de educação.

O texto conclui, argumentando em prol da formação de sujeitos críticos, corresponsáveis socialmente, capazes de agir como cidadãos na perspectiva do bem-estar social, num cenário contemporâneo capitalista e globalizado, cheio de contradições, incertezas, desigualdades e injustiças sociais.

O artigo completo pode ser lido em http://bit.ly/2YxGez4 ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2017v7n2ID316.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil