É fato que o inglês é a língua mais usada para a comunicação em todo o planeta – ele está presente em mais de 75 países. Por isso, torna-se imprescindível, principalmente no meio profissional,nas mais diversas esferas do conhecimento,compreender o idioma para poder aplica-lo no dia a dia.
E os profissionais da área da saúde, em especial os enfermeiros, encontram-se em constante contato com a língua inglesa em suas atribuições, prestando assistência à saúde, no gerenciamento, no ensino e pesquisa. Consequentemente, isso faz com que haja uma interação com culturas diferentes, o que pode agregar ao sucesso da carreira, contribuindo ainda mais com o fortalecimento da instituição em que trabalha.
Com a ideia em mente, os autores Anatércia Muniz Miranda Hoffman, Andyara Silveira dos Santos, Izabelli Cristinni da Silva Muniz Ambrozio, Juliana Maria dos Santos e Sancler Robson Evangelista Pereira, do Centro Universitário UNA, de Minas Gerais, produziram o artigo “Avaliação do discente de enfermagem acerca do grau de conhecimento básico da língua inglesa”, publicado na Revista eletrônica Evidência & Enfermagem, em março de 2017, periódico associado da ABEC.
Para realizar o estudo, foi feita uma pesquisa de campo, com 252 discentes do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNA. Foi realizado um questionário para traçar o perfil, qualificação e uma autoavaliação dos estudantes, além de um teste de conhecimento básico do inglês.
O resultado mostra diferenças significativas de compreensão do idioma entre aqueles que estudaram apenas no ensino fundamental e/ou médio e quem realizou cursos de inglês. O artigo ainda conclui que o desempenho dos alunos do estudo foi insatisfatório, com conhecimento no nível básico, pois a maior parte dos pesquisados não alcançou a média proposta pelos autores.
Para conferir o artigo completo, acesse o link https://goo.gl/Cw81X4 ou pelo DOI da revista, 10.26544.
Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br