segunda-feira , 29 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo analisa conhecimento da língua inglesa de alunos de Enfermagem de um Centro Universitário de Belo Horizonte

Estudo analisa conhecimento da língua inglesa de alunos de Enfermagem de um Centro Universitário de Belo Horizonte

É fato que o inglês é a língua mais usada para a comunicação em todo o planeta – ele está presente em mais de 75 países. Por isso, torna-se imprescindível, principalmente no meio profissional,nas mais diversas esferas do conhecimento,compreender o idioma para poder aplica-lo no dia a dia.

Nursing-Transcript-Blog-image-825x542E os profissionais da área da saúde, em especial os enfermeiros, encontram-se em constante contato com a língua inglesa em suas atribuições, prestando assistência à saúde, no gerenciamento, no ensino e pesquisa. Consequentemente, isso faz com que haja uma interação com culturas diferentes, o que pode agregar ao sucesso da carreira, contribuindo ainda mais com o fortalecimento da instituição em que trabalha.

Com a ideia em mente, os autores Anatércia Muniz Miranda Hoffman, Andyara Silveira dos Santos, Izabelli Cristinni da Silva Muniz Ambrozio, Juliana Maria dos Santos e Sancler Robson Evangelista Pereira, do Centro Universitário UNA, de Minas Gerais, produziram o artigo “Avaliação do discente de enfermagem acerca do grau de conhecimento básico da língua inglesa”, publicado na Revista eletrônica Evidência & Enfermagem, em março de 2017, periódico associado da ABEC.

Para realizar o estudo, foi feita uma pesquisa de campo, com 252 discentes do curso de Enfermagem do Centro Universitário UNA. Foi realizado um questionário para traçar o perfil, qualificação e uma autoavaliação dos estudantes, além de um teste de conhecimento básico do inglês.

O resultado mostra diferenças significativas de compreensão do idioma entre aqueles que estudaram apenas no ensino fundamental e/ou médio e quem realizou cursos de inglês. O artigo ainda conclui que o desempenho dos alunos do estudo foi insatisfatório, com conhecimento no nível básico, pois a maior parte dos pesquisados não alcançou a média proposta pelos autores.

Para conferir o artigo completo, acesse o link https://goo.gl/Cw81X4 ou pelo DOI da revista, 10.26544.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicacao@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil