sexta-feira , 26 de abril de 2024
Home / Blog / Estudo verifica impacto de artigos de saúde enviados a Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa de Marília (SP)

Estudo verifica impacto de artigos de saúde enviados a Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa de Marília (SP)

Abstract medical backgroundEstudos científicos na área da saúde são de extrema valia para o aprimoramento no setor. E mais do que isso, também se tornam necessárias as pesquisas que avaliem a qualidade e o impacto de artigos do tema para que, se possível, eles sejam cada vez melhores, buscando uma maior qualidade para a ciência brasileira.

Pensando nisso, os autores Luana Villas Boas Polizeli, Marcos Antônio Girotto, Maria José Sanches Marin, Giulia Alves Maia e Fabiana Veronez Martelato Gimenez produziram o artigo “Caracterização e impacto dos projetos de pesquisa em saúde encaminhados a um conselho municipal de avaliação em pesquisa”, publicado na Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro (Recom), v. 7, de 2017, periódico associado da ABEC.

Nele, foi realizado um estudo de análise documental de 246 projetos encaminhados ao Conselho Municipal de Avaliação em Pesquisa (COMAP) do município de Marília, em São Paulo. Num primeiro momento, foram caracterizados os projetos quanto ao tema, instituição de origem, local da coleta de dados, participantes, tipo de estudo, formação do pesquisador principal e os encaminhamentos dos mesmos.

Os autores constataram que 60% dos trabalhos voltaram ao COMAP para efetivação da coleta de dados e 10% retornaram com resultados e conclusão. O local mais solicitado foi a Estratégia da Saúde da Família, contabilizando 62% do total. Além disso, os resultados mostram que a maioria dos pesquisadores são enfermeiros e o tipo de estudo predominante foi o qualitativo (44%), com temáticas como a saúde da criança, gestação/puerpério e saúde do idoso entre os mais presentes.

Por fim, concluem que são necessários ajustes nos artigos da área, incluindo parceria acadêmica e serviços de saúde para que elas tenham mais significado para a prática profissional e para que as pesquisas de campo sejam propostas de forma mais criteriosa.

O artigo completo pode ser lido em https://goo.gl/4iKsCe ou pelo DOI http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1149.

Tadeu Nunes (4toques comunicação)
comunicação@abecbrasil.org.br

Sobre Leandro Rocha

Veja também

Estudo revela a importância da tonometria gastrointestinal no monitoramento do transplante de fígado

Após um transplante de fígado, é crucial verificar se o novo órgão está funcionando corretamente. ...

//analytics natashaprimati@gmail //analytics natasha@abecbrasil